25 de ago. de 2009

Filosofia

Não resisti transcrever, abaixo, a Carta escrita por Epicuro. Entre as várias lições, a primeira é a de que nunca é cedo demais ou tarde demais para estudar Filosofia, instrumento único para a compreensão e a conquista da felicidade. Quanto mais eu estudo Filosofia mais eu a descubro como alimento saboroso. Eu, desde muito cedo, me perdi nas indagações fundamentais, e refleti sobre elas, sem método contudo. E, durante muito tempo, permaneci perdido no mundo das idéias, influenciado mais pelas respostas religiosas, míticas portanto, do que pelas formuladas pela razão. Percebi, finalmente, que os dogmas religiosos iam de encontro à minha condição de livre pensador e de buscador da verdade. Descobri, de vez, a Filosofia que opõe a dúvida como método de conhecimento da verdade à fé cega imposta pelas Religiões. As Religiões sustentam-se na submissão confortável a autoridades supostamente ungidas pelos deuses em troca da promessa de favores transcedentais. A Filosofia desmistifica, lança sobre nós o desconforto da responsabilidade pela própria existência, mas oferece a satisfação inigualável da construção do próprio destino. A partir da filosofia, minha curiosidade tem se ampliado e se direcionado para vários ramos do saber, além da minha área, o Direito: (Bio)Ética prática, Política, História, Economia, Biologia (com destaque para o evolucionismo), tudo visando o situar-me de forma consequente diante da vida, contribuindo para maximizar a felicidade minha e dos outros. É sobre estes temas que me proponho a estudar mais e a escrever ou transcrever neste blog, a partir de agora.

Nenhum comentário: