15 de mar. de 2009

Desculpem-me os budistas e aqueles que acreditam que o caminho consiste em viver sem paixões. Dizem que, só quando se anulam as paixões, superam-se os sofrimentos. Eu não acredito que a vida valha a pena sem paixão, ainda que ela possa causar sofrimento. Ela é o grande móvel, ainda que ofereça riscos e cause dor. Não me refiro apenas à paixão que envolva duas pessoas. Menciono, também. a que estimula dedicação a alguém ou a algo, tornando uma causa nobre. É a paixão que consente sacrifícios, sem o que não há vitórias. É ela que encoraja a superar todos os obstáculos, e concretiza o progresso. Temer a paixão é acovardar-se diante da vida. Eu desejo plantar vida e colher todos os seus frutos, mesmo que tenha que sangrar as minhas mãos. Abaixo os budistas, viva a paixão!

Nenhum comentário: