24 de mai. de 2009

ateísmo

Uma amiga mostrou-me um texto de Alex Castro acerca do ateísmo. Ele, embora ateu, critica os ateus que se comportam dogmaticamente como os religiosos por eles atacados. Concordo com a visão dele a respeito. Eu que sempre fui um livre pensador, mas também fui seduzido pela necessidade de crer, e, por isso, conheci o sentimento da intolerância dos religiosos, percebi o quanto é perigoso o dogmático. O dogmático me diz para ter cuidado com o relativismo e eu percebo os danos causados pelo absolutismo pregado pelos dogmáticos, religiosos ou não. Esses caras são aqueles que fazem fogueiras de livros. Eu sou daqueles que acredito na plena liberdade de expressão. Ninguém tem o direito de tutelar o que eu devo ler. Ninguém tem o direito de proibir o que eu tenho a dizer.

Nenhum comentário: